domingo, 26 de junho de 2011


XXIII Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS)

Nós, do Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED-UFBA), estamos convidando você, calouro de Medicina em 2011.2, a participar do XXIII Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS). Antes disso, porém, vamos esclarecer algumas coisas:

1) O que é o Diretório Acadêmico de Medicina?

O DAMED é o órgão de representação dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFBA. Ė formado por estudantes de diversos semestres do curso, visando, dessa forma, obter uma pluralidade de opiniões que é essencial para a discussão. O DAMED discute todos temas que tocam os estudantes de Medicina de uma forma ou de outra. Dentre eles, o mais importante é, como não poderia deixar de ser, o direito à saúde em sua concepção mais ampla e a educação médica, tendo em vista ainda o processo de transformação curricular pelo qual o curso de Medicina da UFBA está passando.

2) Transformação curricular? Como assim?
O curso de Medicina hoje na maioria das escolas médicas do Brasil (inclusive na UFBA) tem como base um currículo arcaico, com u
m predomínio absurdo da teoria sobre a prática e uma supervalorização da memória como principal atributo do médico formado. Além disso, as diretrizes curriculares do MEC para o curso de graduação de Medicina preconizam a atenção básica à saúde através de ações de prevenção e promoção da saúde. Infelizmente, porém, o que se vê muuuitas vezes na prática e no dia-a-dia da faculdade é um direcionamento, por parte dos docentes e da própria estrutura do curso, para uma formação cada vez mais fechada que visa a formação de médicos que atendam na rede privada de saúde. O curso de Medicina da UFBA hoje se encontra em processo de remodelagem, com o intuito de assegurar a formação de médicos comprometidos com a saúde pública e com a Medicina Preventiva, assim como proposto pelo MEC.

3) Tudo bem.... Mas o que é esse "Estágio Local de Vivência no SUS" mesmo? Como funciona?

O Estágio Local de Vivência em SUS, projeto realizado semestralmente pelo DAMED desde 2000, é voltado para os calouros do curso de graduação em Medicina da UFBA e tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-egressos do vestibular e inseri-los no universo de problematizações sobre o que é Saúde e os seus determinantes sociais, SUS, Reforma Sanitária, Luta Anti-manicomial e sobre a necessidade de se formar profissionais de saúde, partindo do foco da área médica, que saibam dialogar com a realidade da população brasileira. Esta discussão, imprescindível à formação de indivíduos comprometidos com a construção social, se perde ao decorrer do período de formação acadêmica sendo, quando muito, tangenciada pontualmente em algumas poucas disciplinas das grades curriculares dos cursos de Medicina. Assim, após uma série de momentos teóricos de capacitação, os estagiários serão deslocados para a cidade de Vitória da Conquista, onde o processo de implementação do SUS encontra-se mais avançado no estado da Bahia, e, a partir da vivência de uma semana, queremos construir, coletivamente, a visão de que a luta por um sistema público, gratuito e de boa qualidade de atenção à saúde das populações é possível. A avaliação dos calouros tem sido muito positiva, pois além de cumprir com os objetivos principais de sensibilização do estudante para o SUS e para o processo de transformação curricular da FAMEB, o estágio também possibilita uma boa integração da turma, antes mesmo do início efetivo das aulas!

4) Quando e onde vai ser? Como eu faço para me inscrever?

O estágio será realizado em Vitória da Conquista no período que compreende a semana entre o dia 07/08 a 13/08/11. No período de matrícula, o DAMED recepcionará os calouros, a fim de orientá-los sobre a inscrição, as atividades que envolvem o estágio, tais como as oficinas de capacitação em SUS com os estudantes interessados e a viagem propriamente dita. Provavelmente, haverá uma pequena taxa para cobrir necessidades básicas da viagem.

Pra começar é isso! Ainda existirão muitos outros momentos para informações e esclarecimentos. Qualquer dúvida basta postar na comunidade do ELV-SUS no orkut: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=115778223 , perguntar a algum veterano (são gente boa, pô...) ou se você anda meio tímido pode mandar uma mensagem pro e-mail damedparticipe@gmail.com !

"Ahh... ok, mas eu me sinto melhor com um contato mais pessoal, é mais aconchegante..."

Sem problemas! É só escolher alguém na lista abaixo! Os veteranos estão sempre disponíveis, inclusive durante a madrugada viu, ou vocês ainda não sabem que dormir NÃO é coisa de estudante de medicina? :D

Bem vindos à FAMEB!
AbraSUS!


DAMED




Contatos:

Mariana Prates

Tel: (71) 91862990

email: mari_prates@hotmail.com

Thamirys Marinho

Tel: (71) 87663414 / (71) 93041676

email: tthamysousa@hotmail.com

Emerson Monteiro

Tel: (71) 88114951

email: emonteirocoes@hotmail.com

Maianne Fernandes

Tel: (71) 88114951 / (71) 92597767

email: emonteirocoes@hotmail.com

Mauro Tupiniquim

Tel: (71) 92350059

email: maurotupy@hotmail.com


XXII ELV-SUS, 2011.1

quinta-feira, 10 de março de 2011

Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS)

            O Diretório Acadêmico de Medicina da UFBA (DAMED) desde 2000 realiza atividades voltadas à recepção e acolhimento aos calouros, dentre as quais estão os Estágios de Vivência em SUS.

             A realização desses estágios tem como objetivo conscientizar os estudantes de Medicina sobre a importância e viabilidade do SUS através da visitação de municípios cujas gestões estão comprometidas com a construção do SUS, apresentando, assim, um modelo técnico assistencial adequado e com reconhecidos avanços na implementação do Sistema Único de Saúde. Já estivemos em Vitória da Conquista, Alagoinhas e Aracaju.




             Estamos na edição XXII do nosso Estágio de Vivência em SUS (ou ELV-SUS, ou ainda ELVS) e cada semestre percebemos mais a importância desse estágio de "submersão" e também de subversão! Nos alimentamos de oxigênio, boas idéias e esperança pra continuar na luta do Movimento Estudantil, pelo SUS, por uma Educação para todos, por uma formação (e não apenas formatura...)...


Quase um clichê, mas nem por isso menos verdadeiro, o ELV-SUS é um "divisor de águas"...


Quem é Maria Quitéria???

         Maria Quitéria é uma personagem criada pelo DAMED em 2006 para debater a Transformação do Currículo de Medicina. Cartazes foram colocados na faculdade para “criar o clima” e deixar as pessoas curiosas do que viria depois: um concurso da “cara” de Quitéria. As festas Relaxa Quitéria 1 e 2 serviram pra animar os estudantes, que toparam a idéia e mais e mais cartazes começaram a surgir de pessoas que nem estavam envolvidas no começo. Entre “Maria Quitéria acha que as Shigellas vão dominar o mundo” e “Quitéria consegue ver no escuro (de tantas noites acordada estudando pra prova)” se criou o espírito na Faculdade para as mudanças que viriam depois. Das 18 Quitérias, a escolhida foi a nossa simpática garota de cabelos em pé e olhos em espiral. Apesar da Transformação Curricular ter saído do papel, o drama de Quitéria continua e, se algumas coisas mudaram, muito ficou do jeito que tava (por isso tenho certeza que você vai se identificar com a historinha dela ainda hoje). Tá na hora de Quitéria acordar outra vez, em cada um de nós, e pra isso vamos juntos nos levantar pra chamá-la: ACORDA QUITÉRIA!


Maria Quitéria ganhou cara e identidade...


Conheça a HQ de Quitéria!