quinta-feira, 10 de março de 2011

Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS)

            O Diretório Acadêmico de Medicina da UFBA (DAMED) desde 2000 realiza atividades voltadas à recepção e acolhimento aos calouros, dentre as quais estão os Estágios de Vivência em SUS.

             A realização desses estágios tem como objetivo conscientizar os estudantes de Medicina sobre a importância e viabilidade do SUS através da visitação de municípios cujas gestões estão comprometidas com a construção do SUS, apresentando, assim, um modelo técnico assistencial adequado e com reconhecidos avanços na implementação do Sistema Único de Saúde. Já estivemos em Vitória da Conquista, Alagoinhas e Aracaju.




             Estamos na edição XXII do nosso Estágio de Vivência em SUS (ou ELV-SUS, ou ainda ELVS) e cada semestre percebemos mais a importância desse estágio de "submersão" e também de subversão! Nos alimentamos de oxigênio, boas idéias e esperança pra continuar na luta do Movimento Estudantil, pelo SUS, por uma Educação para todos, por uma formação (e não apenas formatura...)...


Quase um clichê, mas nem por isso menos verdadeiro, o ELV-SUS é um "divisor de águas"...


Quem é Maria Quitéria???

         Maria Quitéria é uma personagem criada pelo DAMED em 2006 para debater a Transformação do Currículo de Medicina. Cartazes foram colocados na faculdade para “criar o clima” e deixar as pessoas curiosas do que viria depois: um concurso da “cara” de Quitéria. As festas Relaxa Quitéria 1 e 2 serviram pra animar os estudantes, que toparam a idéia e mais e mais cartazes começaram a surgir de pessoas que nem estavam envolvidas no começo. Entre “Maria Quitéria acha que as Shigellas vão dominar o mundo” e “Quitéria consegue ver no escuro (de tantas noites acordada estudando pra prova)” se criou o espírito na Faculdade para as mudanças que viriam depois. Das 18 Quitérias, a escolhida foi a nossa simpática garota de cabelos em pé e olhos em espiral. Apesar da Transformação Curricular ter saído do papel, o drama de Quitéria continua e, se algumas coisas mudaram, muito ficou do jeito que tava (por isso tenho certeza que você vai se identificar com a historinha dela ainda hoje). Tá na hora de Quitéria acordar outra vez, em cada um de nós, e pra isso vamos juntos nos levantar pra chamá-la: ACORDA QUITÉRIA!


Maria Quitéria ganhou cara e identidade...


Conheça a HQ de Quitéria!