sexta-feira, 22 de junho de 2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Você  está sabendo que estão querendo transformar o nosso hospital universitário, o HUPES, num hospital PÚBLICO de gestão PRIVADA? 
Veja abaixo a série de vídeos produzida pelo grupo HAA (História da Alegria Atual) para fomentar a discussão do tema!






quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONSUNI

                          

No dia 20 de junho, quarta-feira, ocorreu na Reitoria o CONSUNI (Conselho Universitário) – órgão de deliberação máxima da UFBA, abaixo apenas de uma assembleia geral. A pauta única e extensamente debatida entre docentes,  pró-reitores, reitora, discentes e técnicos-administrativos foi a greve na UFBA. Constatou-se que a maior parte da Universidade está paralisada. Foram colocadas pautas específicas dos Institutos e pautas mais abrangentes (como o BUZUFBA, aprovado em CONSUNI no semestre passado para o começo deste ano).
Sendo assim, a Reitoria reconheceu as mobilizações dos 3 setores da UFBA que estão paralisados (servidores, professores e estudantes), escrevendo uma nota de apoio às reivindicações dos movimentos. Em relação à greve estudantil, foi escrita uma nota de apoio reconhecendo a greve e instruindo aos departamentos/institutos que nenhum aluno grevista fosse prejudicado, garantindo que terão suas aulas e atividades repostas, ao final do processo de mobilização.
Quanto ao congelamento do calendário acadêmico, a Reitoria afirmou que quem delibera sobre isso é o CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, foi solicitada a convocação de um CONSEPE Extraordinário, para deliberar sobre o novo calendário acadêmico, ainda sem data marcada.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012



Nota de esclarecimento aos docentes responsáveis por componentes curriculares do curso de graduação da 
Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA


O Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED-UFBA) vem, por meio desta nota de esclarecimento, tornar público aos docentes responsáveis pelos componentes curriculares do curso de graduação da Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB-UFBA) que os estudantes de medicina se encontram em estado de mobilização desde o dia 11 de junho, aprovado em assembleia geral. Reafirmou-se, na assembleia do dia 11, a decisão da plenária anterior (04/06/12) de boicotar as atividades acadêmicas que não houvessem sido interrompidas durante o período de greve, em solidariedade ao movimento dos docentes da UFBA e, em especial, da FAMEB-UFBA

O DAMED tem plena ciência que, embora a definição pela greve aconteça no âmbito das categorias, e que no momento, caminha-se para uma greve geral unificada dos três segmentos da Universidade Federal da Bahia (professores, servidores e estudantes), cabe ao indivíduo respeitar ou não a decisão do seu segmento, e que àqueles que não respeitarem a decisão coletiva, conhecidos como “fura-greve”, caberá a cobrança política pelos seus pares. No entanto, também é do entendimento do DAMED que a UFBA é única e que o calendário acadêmico é único, não devendo haver punições àqueles estudantes que respeitarem o movimento grevista e não comparecerem às atividades acadêmicas coordenadas por professores que não tenham aderido à greve. Essas atividades, ante o reconhecimento da UFBA do estado grevista, deverão ser repostas, em momento oportuno e em novo calendário acadêmico, pactuado nos conselhos superiores com participação das três categorias.

Ante o exposto, solicitamos que medidas sejam tomadas pela FAMEB-UFBA, nas instâncias colegiadas cabíveis, tanto internas à nossa unidade acadêmica quanto no âmbito da UFBA, a fim de evitar prejuízos dessa ordem venham a acontecer aos estudantes, aos professore e aos servidores mobilizados.

Saudações Estudantis,

Diretório Acadêmico de Medicina
Gestão Pés do Tempo