Olá, companheiros! Vamos resgatar aqui no blog um pouco sobre a DILIGÊNCIA DO HUPES e o que vem acontecendo desde que o problema emergiu! Quase uma "restrospectiva 2012" ! haha
Vamos lá! ;D
Então, no início do ano de 2011, a CNRM já possuía o entendimento de que deveria colocar todos os Programas de Residência Médica do COM-HUPES e MCO sob DILIGÊNCIA, mas, por entender as implicações desse ato – o COM-HUPES e a Maternidade-Escola reúnem 26% das vagas de residência médica da Bahia, e 31,4% das vagas de Salvador – realizou-se, em fevereiro deste ano, nova visita da Comissão para reavaliação.
O produto dessa nova visita foi enviado às instâncias competentes em abril/2011 – um relatório que apresentava novas propostas de ação para os problemas enfrentados pelos Programas de Residência Médica do HUPES e da Climério, com vinculação de responsáveis (Diretoria do HUPES e da Maternidade, COREME, Diretoria da FMB e Reitoria) e prazos para a execução. Conseqüentemente, a COREME, a Diretoria da MCO e a Diretoria do HUPES enviaram documentos de resposta ao relatório da CNRM/MEC, remetidos à Brasília pela Reitoria da UFBA. Entretanto, nenhum dos documentos-resposta relatou as providências tomadas para resolver os problemas apontados pelo relatório da CNRM/MEC, que era justamente o que a CNRM esperava que fosse feito!
Assim, em setembro/2011, após 05 meses da chegada do relatório da CNRM/MEC em Salvador - nas mãos dos responsáveis por operar os ajustes apontados no documento - e após quase 02 anos de avaliação, a Comissão Nacional de Residência Médica, entendendo que:
“A COREME da Instituição [HUPES], a Direção do HUPES e a Reitoria da UFBA não apresentaram comprovação da realização do plano proposto pela CNRM – há documentos relatando encaminhamentos das solicitações, contudo não devidamente concluídos”
... resolve colocar todos os Programas de Residência Médica (RM) do HUPES e da MCO em:
“Diligência por 180 dias para a resolução das exigências e cumprimento do plano proposto, com conseqüente impedimento da abertura de novo processo seletivo para RM. Acompanhamento sistemático da CEREM-BA [Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia] para avaliar andamento do processo. Nova visita pela CNRM no fim do prazo de 180 dias. Recomendação que a Reitoria da UFBA tome conhecimento das conseqüências e se manifeste sobre as soluções”
Desde então, uma força-tarefa tem sido realizada por diferentes instâncias e autoridades a fim de tirar o HUPES e a COM dessa situação desastrosa. A principal ação foi a elaboração do relato das providências tomadas a partir das exigências feitas pela CNRM/MEC em abril - coisa que não foi feita pela COREME, pela Diretoria do HUPES e da MCO nos seus respectivos documentos anteriores. Outra ação, articulada através da interlocução do HUPES, da MCO e da Diretoria da FMB-UFBA com a SESAB, foi o adiamento (provisório) da divulgação do Edital do processo seletivo para o SUS-BA. A tentativa é tirar o HUPES da diligência para, somente após, lançar o edital.
A nova resposta (em verdade, a primeira) ao relatório da CNRM, cuja organização coube ao Prof. José Tavares-Neto, foi enviada à Brasília e deu resultados: ACONTECERÁ, AGORA EM NOVEMBRO, UMA NOVA VISITA DA CNRM. Durante a visita, se a comissão tiver o entendimento de que as exigências estão sendo cumpridas, a decisão de colocar os Programas de RM em diligência poderá ser revista – o que poderá permitir a participação do HUPES no concurso SUS-BA 2012.
(Em 3 de novembro de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário